Exú não é o diabo!

Exú não é o diabo!

Podcast criado para desmistificar associações erradas à Exú

Cultuado dentro das religiões de matriz africana, Exú é um dos mais importantes orixás do Candomblé e entidade da Umbanda. Ele é um mensageiro divino que intermedia a comunicação entre o plano espiritual e a humanidade. Suas características estão relacionadas a comunicação, força, proteção, sabedoria e orientação.
Diferente do que muitas pessoas pensam, por não conhecer as religiões, Exú não é a representação de coisas pesadas, maléficas e muito menos, o diabo. A representação entre bem e mal, diabo e jesus, existe com base nas religiões cristãs. Nesse mesmo pensamento, Exú também não é o inferno, uma vez que esse lugar não existe dentro da Umbanda e do Candomblé.
Atualmente, mesmo que as religiões de matriz africana ainda passem por pré-julgamentos e preconceitos, percebemos um amadurecimento enquanto sociedade com relação a elas. Um exemplo bem recente disso é que as buscas pelo nome Exu tiveram um aumento de 418% no Google, segundo o relatório do Google Trends, solicitado pelo Jornal O Globo.

O motivo está atrelado a apresentação da escola de samba Grande Rio no Carnaval extemporâneo do Rio de Janeiro em abril de 2022. A apresentação deu visibilidade a Exu de uma maneira que permitiu desmistificar a imagem negativa que se construiu dessa entidade no Brasil.

Ouça o Podcast ‘Exú não é o diabo!” no spotify!

Deixe um comentário

Somos o Factório MT

O Factório MT é um site jornalístico experimental administrado por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso.

Redes Sociais

Recurso acessível e multimídia dos produtos do Factorio MT, realizado pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

Outras reportagens

Em breve

Reportagens especiais sobre a produção científica na UFMT.

Fale com o FactórioMT

Deixe seu comentário, tire dúvidas e envie sugestão de puata para próxima edição do FactórioMT.